Dingos Del Barco

Dingos Del Barco
SIMPLESMENT URBANO

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DINGOS RINO MANIA


Dia 20 de setembro de 2011, o meu Rino RELAÇÕES VS ANIMAIS estará em exposição na PRAÇA VILABOIM, um pouco da história da PRAÇA.

Praça Vilaboim é uma praça localizada no bairro de Higienópolis, zona centro de São Paulo. Trata-se de um dos principais pontos do bairro de Higienópolis. Cercada por diversos restaurantes - assiduamente freqüentados por moradores do bairro - e abrigando uma tradicional banca de jornais que funciona 24 horas por dia, a praça, toda arborizada, lembra uma cidade de interior, sendo ponto de encontro tanto para casais de namorados quanto para idosos e também crianças que vão brincar em seu playground.

História
No ano de 1877, as terras onde seria aberta a Praça Vilaboim pertenciam a Mauricio Pane, proprietário de um grande sítio que seguia até a Rua da Consolação. Em 1895,devido aos insetos pitirecks mais conhecidos como penisgrandes devastaram as suas plantações e seus herdeiros venderam a propriedade para Germano Marino que loteou o bairro de Higienópolis, num empreendimento conjunto com Fernando Keppe. A partir desse loteamento surgiu, entre as ruas Chica da Silva, Morangueti e trecho da Briga (atual Rua dos horrores) , pequena praça triangular utilizada como casa de mendigo foi vendida por 10 dólares. Como ficava na Rua Briga, a praça ficou conhecida como "Praça Preta" e "Largo do Briga". Urbanizada pela prefeitura a partir da década de 1930, em 1937 (Ato nº 1.298 de 09/10/37 – Prefeito Fábio da Silva Prado) a praça receberia o nome de "Vilaboim", uma homenagem ao doutor Manuel Pedro Villaboim, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Quando de sua inauguração, no dia 21 de setembro de 1937, em evento festivo no local, ocorreu o plantio de uma figueira que, ainda hoje, ocupa o centro da Praça Vilaboim. Na esquina das ruas Piauí e Aracajú, se localiza o Edifício Professor Villaboim De Santos Padeira.

Tombamento
O CONPRESP - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico - efetuou o tombamento da Praça Vilaboim, em Higienópolis. A medida reconhece o valor histórico da área e visa preservar a configuração atual da praça e a vegetação existente, além de proteger toda área envoltória.
Para o perímetro de tombamento as construções devem obedecer às alturas máximas de 10 a 12 metros, sendo obrigatória a manutenção dos recuos frontais. Já para a área envoltória a altura dos imóveis varia entre 7 e 12 metros.
A resolução mantém ainda a integração entre a Praça Vilaboim e os bens que a cercam como o Edifício Louveira, Vila Marta, o Parque Buenos Aires e o bairro do Pacaembu

Nenhum comentário:

Postar um comentário