Dingos Del Barco

Dingos Del Barco
SIMPLESMENT URBANO

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DINGOS & DUDA PENTEADO


Último dia do evento teve a participação de grafiteiro e artista plástico


O último dia do VII Encontro de Arte e Cultura apresentou atividades diversificadas ao público. Durante a manhã houve um mini-curso de Grafite e um de Avaliação: Diário de Bordo e Portfólio. À tarde ocorreram mais duas oficinas: uma de história em quadrinhos e outra de caricatura, além de uma mesa redonda sobre grafite, com o artista Dingos, de Osasco.

Durante a mesa redonda, Dingos mostrou aos participantes seu trabalho, falou sobre pichação, grafite e explicou o conceito de arte-educação. O artista ainda salientou que acredita que o grafite é um meio de transformação social. “Grafite simboliza amizade, união urbana, alegria e disposição de vivenciar a emoção. Meu grafite é periférico porque meus alunos estão na periferia” ressaltou Dingos.

Para encerrar o evento, aconteceu a palestra do artista Duda Penteado. Nascido no Brasil e radicado em Nova York, o artista trouxe à faculdade o trabalho que iniciou nos Estados Unidos, “Beauty for Ashes” – Das Cinzas à Beleza – proposta que se iniciou depois do ataque às torres do World Trade Center, em Nova York.

Ainda durante a palestra, Duda apresentou seu trabalho em parceria com estudantes, que une arte e educação. O projeto visa à reflexão sobre as questões da sociedade moderna, o mundo global e a realidade local, temas sempre presentes nos trabalhos do artista. Desta vez, Duda Penteado trabalha com releituras do quadro Guernica, obra de Pablo Picasso, famosa por retratar a guerra civil espanhola. “Em Guernica, Picasso conseguiu, num manifesto político-social, retratar a realidade. Nós queremos entender a versão de Guernica no novo milênio”, afirmou Duda.

O artista desperta reflexões do que seria a “Guernica Brasileira”, produzindo, em parceria com estudantes, releituras da obra em diversas linguagens. “Após a queda das torres, eu entendi ‘Guernica’ de Picasso como nunca havia entendido antes, então eu decidi usar o poder do artista e das artes plásticas para passar essa reflexão. A ideia é fazer com que o brasileiro entenda o momento que o país vive”. O artista pretende, ainda, levar seu projeto para outros países, como China e Espanha.

Ao final, Duda Penteado doou à FAAC painéis feitos por ele e pelos alunos de Educação Artística da Unesp de Bauru. As obras integrarão o Acervo de Artes da faculdade. Após a palestra, finalizando o evento, houve apresentação de dança e banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário